Praticamente toda empresa hoje já sabe que seu público está no mundo digital diariamente. Mas ainda não fazem ideia de como encontrá-los ou se comunicar com eles.

Isso acontece diariamente com empresas de todos os portes e segmentos. E caso isso também esteja acontecendo com você, vamos te mostrar como arrumar isso.

Primeiro, é preciso entender que o marketing digital não se trata apenas de “ferramentas digitais”, muito menos de “funis de vendas”.

 

Essas coisas são o “como” você obtém seus resultados e vendas, e elas podem mudar a todo momento: uma rede social nova, um algoritmo, um bot ou ferramenta melhor…

Mas elas não são de fato o “porquê” de você alcançar esses resultados.

É sobre isso que vamos tratar aqui…

Depois de treinar e capacitar em 3 turmas 251 CEOs, Executivos e Gestores de Marketing, percebemos que praticamente todos eles cometem os mesmos 3 erros:

1 — Não sabem (de fato) o que o cliente quer

Não é porque você tem um produto ou serviço que ele possui a solução que seu cliente precisa. Em alguns casos, seu cliente sequer busca uma solução porque ele nem sabe que tem um problema.

E isso pode mudar tudo na sua estratégia de marketing.

Sempre haverá 3 tipos de clientes em potencial para o seu negócio: (i) aqueles que te conhecem, (ii) aqueles que não te conhecem mas buscam o que você tem, e (iii) quem não te conhece ou está procurando o que você tem.

80 por cento das empresas vendem só para o tipo 1. As empresas grandes do seu nicho (15 por cento) vendem para os tipos 1 e 2. E as 5 por cento que sobram sabem conversar com os 3 tipos e se tornam multimilionárias ou bilionárias.

 

2 — Possuem um público-alvo, mas não sabem quem é sua persona

A maioria dos profissionais que participaram da nossa imersão tinham de forma bem clara quais eram seus públicos-alvos:

Homem, 45+, morador de metrópoles grandes, região Sul/Sudeste, executivos.

Esse é apenas um exemplo. Mas na hora de perguntar quem é sua persona, todos engasgavam na resposta ou ficavam confusos.

Quando seu cliente se depara com a sua oferta ou seu site, ele não quer saber se faz parte de um perfil demográfico específico para usá-lo.

Ele está pensando apenas em “o que você tem para mim?”

E para você responder isso, você precisa de uma persona bem clara.

Você não quer falar com um homem de 45+ de São Paulo. Você quer falar com o Marcos, executivo, pai de 2 filhos, que gosta de ir ao cinema e teatro aos finais de semana.

Mas que não consegue parar de pensar em como seria bom que ele não precisasse se preocupar tanto com o marketing da sua empresa. De não precisar participar daquelas reuniões chatas com a agência toda segunda-feira e não entender quase nada do que eles estão falando.

De achar que eles só estão te enrolando com termos técnicos e até um certo corpo mole… De olhar o seu Facebook e Instagram da empresa, ver que algumas postagem vão super-bem e o seu público adora aquilo. Mas nenhum mísero centavo ou orçamento é solicitado depois de todo esforço.

Consegue entender agora a diferença de persona (Marcos) do público-alvo (Homem 45+)?

Se você souber claramente quem é sua persona, ela nunca vai escapar de você e você saberá sempre o que e quando oferecer algo a ela.

3 — Testam de menos com medo de errar demais

Esse talvez seja o erro mais grave. Eu não sei ou não tenho grana para testar tanto

Acontece que você não precisa gastar uma grana absurda com isso. Basta você testar da maneira certa.

Teste criativos (imagens), headlines (manchetes), abordagens novas…

Com poucos reais no Facebook você pode testar as abordagens nas suas campanhas. E escalar a que der mais resultado.

Você pode testar com sua base de e-mails, ou até mesmo postar algo organicamente nas redes sociais a custo zero.

Um simples teste pode fazer seu faturamento subir 2 ou 3 vezes quase como mágica. Mudando algumas palavras em um texto…

Às vezes, sua taxa de conversão pode subir de 0,5 por cento para 3,00 por cento. O que significa que mais pessoas estão comprando e você está tendo menos esforço nisso.

Se você conseguir corrigir esses 3 erros bobos, você já vai perceber uma melhora tremenda nas ações de marketing da sua empresa. E seu faturamento aumentar junto…

 

Fonte: Startse

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