A realidade virtual e a realidade aumentada já começaram a impactar o mercado de treinamento profissional.

Conforme projetado pela ABI Research, o mercado de treinamento em realidade virtual corporativo deve exceder US $ 6,3 bilhões em valor até 2022.

Liderando a lista, o Walmart já implementou VR em 200 centros de treinamento, executando mais de 45 módulos e simulando tudo, desde solicitações incomuns de clientes até uma corrida de compras na Black Friday.

Em setembro de 2018, o Walmart fez um pedido de 17.000 headset da Oculus Go para equipar todos os Supercentros dos EUA, mercados de bairro e lojas de descontos para treinamento de funcionários baseado em VR.

Em meados de 2019, o Walmart havia monitorado um aumento de 10 a 15% na confiança dos funcionários como resultado do recém-implementado treinamento. 

No mundo da engenharia, a Bell Helicopter está usando a VR para agilizar enormemente o desenvolvimento e os testes de sua mais recente aeronave, o FCX-001.

Em parceria com a Sector 5 Digital e o HTC VIVE, a Bell descobriu que poderia concentrar um processo típico de projeto de aeronave de 6 anos ao longo de 6 meses, transformando modelos físicos em réplicas virtuais projetadas em CAD.

Mas, além do processo de design em si, a Bell é agora uma das empresas pioneiras em testes e simulações de piloto de realidade virtual com precisão no mundo real. Sentados em um cockpit virtual realista, os pilotos já testaram inúmeras iterações do FCX-001 em vôo virtual, utilizando diretamente o modelo 3D e realizando modificações de aeronaves em tempo real.

E em uma expansão de nossos sentidos virtuais, vários participantes importantes já estão trabalhando no feedback tátil. No caso de vôo em VR, a empresa francesa Go Touch VR agora faz parceria com o desenvolvedor de software FlyInside na tecnologia háptica na aviação montada na ponta dos dedos.

A realidade virtual reduziu drasticamente o tempo dos pilotos de testes para identificar os problemas.

Replicando a textura, a rigidez e até a sensação de segurar um objeto, esses dispositivos pilotados contêm um conjunto de atuadores para simular tudo, desde um toque leve ao contato de alta pressão, tudo controlado pelos movimentos do olhar e dos dedos.

FlyInside + Go Touch VR


Fonte: Wired

Quando se trata de outras simulações de alto risco, a realidade virtual e aumentada mal iniciou o seu impacto

Agora, os bombeiros podem combater incêndios virtuais com novas plataformas, como o FLAIM Trainer ou o TargetSolutions.

E graças à expansão dos serviços médicos de realidade aumentada e virtual, como 3D4Medical ou Echopixel, os cirurgiões poderão, em breve, realizar operações virtuais antes de irem para as reais e diminuírem, com isso, a probabilidade de erro e o tempo de cirurgia, beneficiando sobremaneira o paciente e sua recuperação. 

Mas, talvez o mais urgente, a Web 3.0 e sua interface de realidade virtual ofereçam uma solução imediata para a constante rotatividade atual do setor e demandas de reeducação em larga escala.

 

As instalações educacionais de RV com réplicas exatas de qualquer coisa, desde grandes equipamentos industriais a circuitos minuciosos, em breve darão a alguém uma segunda chance no mercado de trabalho do século XXI.

Deseja ser mecânico de veículos elétrico e autônomo aos 15 anos? Use um módulo VR desmonetizado e aprenda fazendo, testando suas iterações de protótipo com custo quase zero e sem risco de prejudicar outras pessoas.

Quer ser um físico de plasma e brincar com um reator de fusão nuclear virtual? Agora você poderá simular resultados e testar diferentes ajustes, registrando os créditos do Smart Educational Record no processo.

À medida que o modelo de carreira de amanhã passa de uma “pós-graduação única” para uma educação contínua ao longo da vida, a reeducação profissional baseada em VR permitirá um ciclo contínuo de educação, reduzindo a barreira de entrada para quem deseja ingressar em um novo setor.

Mas, além do treinamento profissional e dos cenários de trabalho praticamente enriquecidos no mundo real, a Web 3.0 promete locais de trabalho totalmente virtuais e sistemas de autorização protegidos por blockchain.

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