Ao enfrentar um novo desafio ou oportunidade de negócio, os empreendedores-mestres não descobrem como resolver o problema, identificam quem é o melhor para o trabalho.

Escolher o “quem” certo o libera para se concentrar na solução criativa de problemas, novas inovações no seu modelo de negócios ou dentro dele e o que você faz melhor como empreendedor. É uma estratégia crítica para alavancar-se em escala.

Historicamente, um “Quem” sempre foi uma pessoa da sua equipe, um consultor ou uma empresa externa.

Mas a chave de hoje para criar uma organização exponencial, não passa mais pela contratação de pessoas necessariamente, porque hoje talvez o “o que” pode ser a melhor opção. Estou falando de um software com inteligência artificial.

Existe um número grande de fornecedores colaborativos e sempre aprimorados de “Software como serviço (SaaS)” e “AI como serviço (AIaaS)” que poderão fornecer o que você precisa, mais barato, mais rápido e melhor – permitindo operar como um organização exponencial.

E terceirizando um produto SaaS hospedado externamente, seus recursos ficarão melhores e mais baratos constantemente, beneficiando-se das externalidades de rede resultantes de outras pessoas que utilizam o mesmo software. (Veja: Benefícios do SaaS abaixo.)

Bem-vindo a uma época em que praticamente qualquer problema de negócios tem um software com inteligência artificial correspondente que custa quase nada, permite escalar indefinidamente e transforma você de um negócio linear em uma força exponencial.

Meu amigo e autor empreendedor Gino Wickman declarou com inteligência o seguinte: “Sistematize o previsível, para que você possa humanizar o excepcional”.

Mesmo no caso de processos de negócios altamente complexos – fabricação, atendimento ao cliente, RH, contratação, redação de cópia de marketing – em vez de criar divisões e equipes completas dentro da empresa, é mais fácil do que nunca identificar uma plataforma AIaaS ou SaaS que fornecerá uma estratégia YoY em constante aprimoramento, hospedada centralmente, sem custos adicionais.

O uso de um aplicativo SaaS de call center ou help desk, por exemplo, pode melhorar significativamente a lealdade e as interações dos clientes, aumentando assim as receitas.

De acordo com um estudo da Zendesk, por exemplo, 42% dos clientes do B2C compram mais após uma boa experiência de atendimento ao cliente. Uma porcentagem ainda maior (59%) dos compradores que experimentam a personalização do atendimento, acham que isso tem uma influência considerável na sua decisão de compra.

Colocando esses números à prova, o sistema de recomendação “Customize” da Amazon colaborou com um aumento de 29% nas vendas.

O que é poderoso nos softwares com IA é que eles permitem que qualquer empresário com uma empresa de qualquer tamanho seja escalado. Agora, com certeza, a IA pode ser sua colaboradora, permitindo que você cresça indefinidamente, sem acrescentar número de funcionários e custos indiretos.

Baseado no texto de Peter Diamandis “Who, not how”

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