Você quer ter uma cultura forte na sua empresa?
E não aquele modelo antigo de Missão, Visão, Valores que todo mundo esquece depois que passa pelo onboarding ou que lê várias vezes no site da empresa.
Mas sim de um propósito e mensagem que é tão poderosa, que brilha os olhos das suas equipes.
Que faz com que todo mundo trabalhe (mesmo em áreas diferentes) em prol de um mesmo resultado…
Empresas que conseguiram alcançar esse grau de aculturamento interno (engajar de forma clara seus times com seus valores e cultura interna) costumam dizer que o resultado depois do processo é surpreendente, quase como se a “empresa andasse sozinha”.
E melhor ainda: depois que uma cultura inovadora é consolidada no seu negócio (independente do tamanho ou nicho que ela tem) ela mesma vai filtrar as pessoas certas e com match cultural para o seu negócio.
E ainda repelir quem não a tem antes da contratação ou logo quando ele entra na empresa.
A Netflix é uma das empresas mais admiradas no mundo por causa disso. E no seu manual de cultura, disponível na internet, ela deixa isso bem claro:
Se você quer segurança, não venha para o Netflix. Se você quer autonomia, você está no lugar certo.
Ninguém entra na Netflix com ilusão de que lá o emprego é “garantido”.
Pelo contrário, entra sabendo que terá que trabalhar muito para estar entre os melhores – mas que eles darão todo suporte e liberdade para isso acontecer.
Está tudo ali para quem quiser ler – e para quem quiser trabalhar lá.
Pode parecer estranho, mas isso é excelente. Afinal, como diria a Netflix: Um funcionário excepcional faz mais e custa menos que 2 funcionários ‘muito bons’.
E para você saber se tem ou até mesmo criar uma cultura tão poderosa quanto a da gigante do streaming do zero, você pode seguir o checklist abaixo.
Ele é tão importante que até sugiro que você imprima isso e deixe sempre por perto:
#1 Tenha o propósito como base de tudo
#2 Desenvolva uma doutrina baseada em valores
#3 Construa uma cultura baseada na doutrina
#4 Treine e desenvolva pessoas compulsivamente
#5 Dê autoridade e espaço para as pessoas resolverem o que for necessário
#6 Incentive ideias e aprenda com os erros
#7 Use o feedback como forma de acelerar o crescimento
Você possui 3 ou mais dos itens acima no DNA da sua empresa?
Se sim, você está mais próximo de desenvolver uma cultura inovadora do que imagina.
Se não, fique tranquilo. O caminho é mais longo porém alcançável. E os resultados no longo prazo, tanto em diferenciação de mercado, performance de equipes e faturamento, terão valido muito à pena.
Ok, você já tem o checklist em mãos. Agora talvez você esteja se perguntando: “Por onde eu começo? Como eu desenvolvo hoje o que irá se tornar uma cultura inovadora no meu negócio?”
Destrinchar cada um desses temas, um por um, não caberia em um e-mail curto como esse.
Essa checklist faz parte de uma aula que o CEO da Crescimentum, Arthur Diniz, deu para uma turma de alto executivos em uma das nossas imersões.
O conteúdo mostrado ali foi tão impactante para aqueles empresários. Que o Arthur, junto com o Renato Curi, especialista em desenvolvimento de líderes da Crescimentum, se reuniram com a StartSe para um treinamento muito mais completo: o
Gestão da Cultura para Resultado
.
Uma imersão tem duração de 2 dias. Nela, iremos reunir 60 líderes para desenvolverem os pilares para construir seus próprios modelos de cultura inovadora do zero. Independente do tamanho ou nicho da sua empresa.
Todo treinamento será pautado em 3 verticais essenciais para o sucesso cultural de qualquer organização:
— Processos Internos;
— Comunicação Multinível e
— Comportamento de Liderança.
A primeira turma, que acontece nos dias 28 e 29/01, já se esgotou. Por isso, se você quer fazer parte disso e sentir os resultados no seu negócio ainda neste ano, inscreva-se agora para a próxima turma, que acontece nos dias 18 e 19 de março.
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e confira a disponibilidade de vagas e toda a programação detalhada sobre a imersão.