Se você acredita que a Black Friday é o maior dia de vendas do mundo, saiba que isso não é verdade, e vamos explicar o porquê…
Na verdade, o dia foi 11 de novembro, e saiba que, em apenas uma hora, o Alibaba já atingiu o dobro das vendas realizadas na Black Friday de 2018 pelos EUA.
Foram 13 bilhões de dólares em compras só na primeira hora do dia.
A Black Friday foi muito bem recebida no Brasil, pois todo varejista entendeu que este ÚNICO evento pode impactar o resultado de UM ANO inteiro de vendas. Assim, a Black Friday passou a ser incorporada no calendário, como uma forma de potencializar os resultados no final do ano.
Você conhece o Dia dos Solteiros?
Ele começou em 1993 na China, como uma forma de se opor ao dia dos namorados. O objetivo da data era estimular pessoas a encontrarem seus pares românticos.
Mas de 2009 para cá, com a popularização da data e milhões de chineses adotando-a em seus calendários… o Alibaba, liderado por Jack Ma, enxergou uma grande oportunidade de negócio, e fez do dia do solteiro, um dia para você se “auto-presentear”.
O que havia nascido como uma oposição ao dia dos namorados, se tornou o principal concorrente da Black Friday, uma das principais datas de vendas em massa nos EUA que abre a temporada de compras natalícias.
Quer saber como é essa disputa entre EUA e China?
Em 2018, enquanto os EUA totalizaram 6,2 bilhões de dólares em vendas (segundo a Adobe Analytics), o Alibaba, sozinho, vendeu 30,8 bilhões quebrando um novo recorde.
Hoje, enquanto escrevemos este texto, e o Dia do Solteiro continua acontecendo na China, um novo recorde já foi alcançado, registrando 31 bilhões de dólares em vendas, até agora.
Ou seja, o Alibaba superou sozinho a maior Black Friday americana em mais de 500%, durante um dia que ainda nem acabou.
Algumas diferenças estratégicas contribuem muito para essa diferença entre gigantes…
Por exemplo, a maior nação do mundo também é conhecida por ser uma das que têm o maior domínio tecnológico do século XXI. E o Alibaba é o maior varejista atuando nessa nação.
Tal posição e domínio tecnológico, garantem ao Alibaba um dos maiores e mais avançados sistemas de logística do mundo. Já a absurda variedade de produtos podendo ser entregues no mundo todo, fez do Alibaba um dos maiores e-commerces do planeta.
Sem dúvidas, as vendas online são o principal fator por trás da colossal diferença entre Black Friday e Dia dos Solteiros.
O Alibaba pode ser um estudo de caso que explica muito bem como a China conseguiu crescer tanto mundialmente e fazer frente à atual maior nação do mundo, sendo apenas um país emergente.
E por falar em país emergente…
Nós temos muito a celebrar com o crescimento e o domínio tecnológico chinês, porque poucos países têm tanto a colher disso quanto o Brasil…
— Podemos vender para o mercado com o maior número de compradores mundo
— Alguns dos maiores investidores do mundo poderão ser atraídos para o seu negócio
— As principais soluções tecnológicas que você precisa para os seus negócios ou suas ideias estão chegando
A China está chegando no Brasil, e é hora de aprender a negociar com a nova terra das oportunidades. Porque parcerias estão sendo feitas…
Dessas parcerias, o primeiro e o maior unicórnio brasileiro surgiram (99 e Nubank)… Você faz ideia de qual seria o impacto de uma parceria assim nos seus negócios hoje?
Só que entender o pensamento chinês e aprender a negociar corretamente com eles não é uma tarefa fácil… nossas diferenças culturais se fazem muito presente nessas horas.
Mas se você quiser aprender as melhores maneiras de conhecer e se aproximar das empresas chinesas, mesmo que você nunca tenha ido para a China, nós te convidamos a conhecer o curso Decodificando China, elaborado pelo nosso Head da StartSe China e atualmente um dos maiores conhecedores do ecossistema e modelos de negócios chinês, Ricardo Geromel.
>> Inscreva-se AQUI no Decodificando a China
Nele você irá aprender como:
— A China se tornou a potência mundial que é hoje;
— Como se relacionar com as empresas da maior parceira comercial do Brasil;
— As ferramentas que a China usou para revolucionar seus mercados e manter um fluxo de inovação constante;
— Cada um dos pólos de inovação da China, suas diferenças e qual deles é o melhor para a sua empresa;
— As estratégias que as startups e empresas chinesas usam para concorrer com gigantes globais;
— Estudos de caso para você se inspirar e entender na prática como levar esse “modelo chinês” para seus negócios também.
Um curso exclusivo que pode ser adquirido pelo valor de lançamento somente por meio deste e-mail.
Se você quer aprender a fazer negócios com a futura maior nação do planeta por apenas 12 x 9,90 reais, acesse este link agora mesmo.