1 – O que é Realidade Aumentada?

 

Basicamente, a realidade aumentada mistura o real com o virtual, permitindo que esses dois mundos criem cenários quase mágicos, presente antes somente no imaginário das pessoas. Essa tecnologia é completamente imersiva e funciona com o auxílio de uma câmera e um aplicativo produzido especialmente para essa função.

2 – Gigantes da tecnologia apostam na Realidade Aumentada

 

A realidade aumentada é uma das grandes novidades do setor de tecnologia e vem sendo explorada pelas duas principais empresas do segmento: Google e Apple. O recurso está sendo implantado principalmente nos sistemas dos smartphones e aplicativos para dispositivos móveis, com o objetivo de oferecer aos usuários novas experiências e percepções da tecnologia no mundo real.
O que se pode esperar para um futuro próximo são smartphones cada vez mais preparados para trabalhar com aplicativos de realidade aumentada, com câmeras e sistemas especificamente projetados para fornecer novas experiências aos usuários.

Nos investimentos mais recentes, o Google e a Apple passaram a implementar sistemas de RA em seus aparelhos móveis, como smartphones e tablets. O Google investiu pesado na tecnologia Project Tango e está trabalhando em um novo sistema denominado ARCore, enquanto a Apple já conquistou relevância com o seu sistema ARKit.
Ambos os projetos abrem um campo promissor para investimentos em escala, para o desenvolvimento de aplicativos e softwares específicos para realidade aumentada. É, sem dúvida, um mercado em expansão e que vale a pena ser explorado!

 

 

3 – A Realidade Aumentada é o futuro da tecnologia

 

Se você nunca ouviu falar sobre realidade aumentada, saiba que, em alguns anos, esse tipo de tecnologia estará mais presente em sua rotina do que você possa imaginar. Os investimentos no desenvolvimento de tecnologias e aplicativos para o uso da realidade aumentada estão em pleno crescimento. Prova disso é que o Google afirmou que pretende disponibilizar esse tipo de tecnologia para mais de 100 milhões de usuários, por meio do sistema ARCore, ainda em fase de desenvolvimento. Essa ferramenta deve estar disponível inicialmente aos usuários de smartphones como o Galaxy S8 e outros aparelhos de alto nível.
A realidade aumentada já pode ser considerada o futuro da tecnologia. Esse conceito, que consiste em promover experiências imersivas para o usuário, por meio da projeção do mundo digital no universo real, vai utilizar as câmeras dos smartphones para expandir o acesso às plataformas e soluções de RA.
A ideia por trás da realidade aumentada nos smartphones é usar a câmera dosaparelhos com a finalidade de sobrepor objetos virtuais, mapas, informações e diversas outras coisas ao mundo físico, ou seja, ao ambiente real, como aconteceu, por exemplo, com o game Pokémon Go, um dos principais sucessos deste mercado até o momento.

4 – Como a realidade aumentada vem sendo utilizada?

A tecnologia já vem sendo utilizada por alguns players importantes do mercado internacional. A rede de móveis Ikea é uma empresa que vem apostando no setor da realidade aumentada e lançou um aplicativo que permite que os usuários visualizem objetos e mobiliários nos cômodos de suas casas antes de comprá-los. O recurso está disponível por meio do sistema ARKit, da Apple, e oferece uma precisão de 98% ao mostrar um móvel posicionado no ambiente em tamanho real.
A realidade aumentada pode ser incorporada a diversos segmentos de negócios e as possibilidades são promissoras. Mercados como construção civil, indústria, moda, games e, até mesmo, a medicina devem se beneficiar diretamente com a proposta da realidade aumentada. É uma tecnologia que, certamente, vai evoluir rapidamente e que fará parte da rotina da sociedade em um futuro próximo.
Para saber mais sobre essa tecnologia inovadora e com grande potencial, basta contar com o suporte especializado de uma agência de realidade aumentada!

 

 

5 – Os benefícios da Realidade Aumentada

 

A realidade aumentada proporciona uma experiência de imersão aos usuários, com uma interação real entre homem e elementos e objetos digitais. As imagens projetadas e vistas no mundo real são puramente imersivas, fazendo com que o ambiente físico e real seja complementado com elementos virtuais.
É uma tecnologia que amplia o leque de informações que uma pessoa recebe sobre o mundo ao seu redor, além de criar uma ilusão e um estímulo especial para os sentidos humanos.
O desenvolvimento de aplicações móveis de realidade aumentada é a grande aposta das grandes empresas de tecnologia, como Google e Apple. Especialistas acreditam que, em um futuro não muito distante, a realidade aumentada fará parte de procedimentos cirúrgicos, com a projeção de modelos virtuais do corpo humano, complementando a visão do médico; e da rotina das grandes cidades.
No cotidiano do cidadão comum, a realidade aumentada deve promover mudanças significativas, influenciando as relações sociais, o entretenimento, o estudo e a maneira de interagir com o mundo. Quer saber mais sobre realidade aumentada? Continue acompanhando nossas publicações!

 

 

6 – As principais aplicações da Realidade Aumentada

 

As aplicações da realidade aumentada são tão amplas que fica difícil
apresentá-las em apenas um texto. Essa tecnologia vem sendo estudada de maneira profunda pelos principais players mundiais e já faz parte de projetos nas áreas de engenharia, medicina, ciência, educação, indústria, mercado moveleiro, arquitetura, games, construção civil, decoração de interiores, marketing, entre tantos outros setores estratégicos para a sociedade.
O principal objetivo da realidade aumentada é promover uma nova percepção do mundo real, através da integração do mesmo com elementos e objetos digitais sobrepostos ao ambiente externo e físico. Esse tipo de tecnologia pode ser usado para gerar simulações, criar cenários, apresentar modelos digitais com um elevado nível de realidade, para aprimorar tratamentos de fobias, para treinamentos e formações profissionais, entre outras finalidades. Isso tudo é
possível por que a realidade aumentada permite que o usuário continue
enxergando o mundo real, mas com a inclusão de elementos virtuais.
Um exemplo da aplicabilidade da realidade aumentada se dá na área da
construção civil, com a criação de apartamentos virtuais, onde os interessados podem se movimentar pelas unidades decoradas antes mesmo de o
empreendimento sair do papel.

A realidade aumentada também é uma importante aliada da engenharia de produtos, contribuindo para o desenvolvimento do design de novas soluções para o mercado consumidor. Com um aplicativo de realidade aumentada é possível, por exemplo, estabelecer e avaliar um contraste entre o real e o virtual. As aplicações são extremamente interessantes e altamente promissoras.

 

7 – O caminho da popularização das aplicações de Realidade Aumentada

 

Os desafios para popularizar as aplicações de realidade aumentada no mundo ainda são muitos. Além do barateamento das tecnologias e dispositivos, também é preciso investir na diversificação dos aplicativos existentes. Esse é o objetivo das grandes empresas de tecnologia em médio e longo prazo. Google e Apple estão na dianteira e trabalham para promover a popularização dessas ferramentas e tecnologias, implementando sistemas e aplicativos de realidade aumentada em smartphones e tablets, com todos os dispositivos necessários para o uso dessas aplicações.

Os próximos lançamentos da indústria já devem apresentar avanços na área, principalmente no mercado de smartphones de alto padrão, como o iPhone e a a família Galaxy S. Para saber mais sobre realidade aumentada, continue acompanhando nossas publicações periódicas!

A realidade aumentada teve inicio com o surgimento dos QR codes, etiquetas 2D que permitem o armazenamento de diversas informações. A evolução desta tecnologia foi possível através da leitura de códigos bidimensionais associados a um programa de computador. 

Atualmente seu principal campo de atuação é a publicidade, para proporcionar aos consumidores uma relação mais próxima ao produto, fornecendo informações ou entretenimento. 

Exemplos de funcionalidades fornecidas pelos aplicativos atualmente são:

  • Scanear uma camiseta e ensinar anatomia humana, expondo os sistemas internos do corpo virtualmente em um individuo real;
  • Embalagens reais que através da RA conversam com o cliente e projetam informações a respeito de sua qualidade e história;
  • Aplicativos que medem cômodos e desenham sua planta apenas tirando fotos. Você pode então obtê-la nos formatos PDF, JPG, PNG, SVG, DXF e CSV, bem como publicá-la como uma planta interativa na internet;
  • Aplicativo que possui lojas de moveis e de design de interiores, onde é possível visualizar os moveis da loja ou ideias de decoração direto na sua sala;
  • Utilizar a câmera para medir altura e distância de um objeto, pessoa ou casa;
  • O aplicativo que faz a leitura da ferramenta ou acessório com a câmera do smartphone e disponibiliza as informações detalhadas acerca do mesmo;
  • Escanear um jornal ou revista que mostra um pequeno vídeo a respeito da notícia;
  • Escanear quadros com a câmera do celular em museus e projetar informações a respeito da obra. 

Existem muitos projetos de realidade aumentada que deverão ser concretizados em um futuro próximo, tais como. Esta tecnologia ainda tem muito a evoluir e pode mudar a nossa percepção de realidade de muitas formas.

 

 

8 – Aplicações da realidade aumentada no cotidiano

 

A realidade aumentada já é uma verdade e está sendo usada amplamente em diferentes áreas, como o marketing, medicina, entretenimento, vendas, educação e muito mais. Mas antes de entender mais sobre a aplicação dessa tecnologia no cotidiano, é fundamental compreender o que é a realidade aumentada e como ela vem evoluindo ao longo dos últimos anos

 

9 – Aplicações dessa tecnologia no cotidiano

 

Hoje em dia, já é possível enxergar a aplicação dessa tecnologia em diferentes segmentos, entre os mais comuns estão:

Jogos: os games estão usando cada dia mais a realidade aumentada. Um exemplo muito conhecido é o jogo Pokémon Go. Ele foi todo projetado para oferecer essa tecnologia aos seus jogadores.

Mídias Sociais: outra área que está usando cada vez mais a realidade aumentada inclui as mídias em geral. Atualmente, é possível encontrar vídeos e imagens com essa tecnologia nas redes sociais mais usadas, como o Facebook, por exemplo.

Propagandas: as marcas também estão usando e abusando dessa tecnologia. Coca-Cola e Nike são apenas algumas das que já utilizaram a realidade aumentada em suas campanhas publicitárias, criando cases de sucesso e muito premiados.

Medicina e saúde: também é possível encontrar casos muito bem-sucedidos do uso dessa tecnologia na área da medicina. Um ótimo exemplo foi o projeto dos laboratórios Hermes Pardini. Eles utilizaram entretenimento e diversão, através da realidade aumentada, para distrair as crianças no momento da aplicação da injeção das vacinas. Esse recurso substituiu o medo por animação e gerou muitos elogios no mercado.

Outras Áreas: Essas são apenas algumas das áreas que já estão utilizando essa tecnologia. É possível encontrar a realidade aumentada também em segmentos imobiliários, culturais e até turísticos. Além disso, os especialistas acreditam que em um curto espaço de tempo, a realidade aumentada estará presente em muitos outros segmentos, trazendo mais interação e imersão aos consumidores e transformando momentos cotidianos em verdadeiras experiências.

 

10 – Diversão e lazer com aplicativos de realidade aumentada

 

o A realidade aumentada tornou-se um elemento comum em diferentes aplicativos. Hoje, ela está sendo amplamente usada por empresas que buscam trazer mais diversão aos usuários através de programas modernos e funcionais.

 

11 – Quais os benefícios dessa tecnologia?

 

A realidade aumentada é uma tecnologia com inúmeras vantagens. E entre todos os benefícios, um em especial merece destaque: a imersão. A realidade aumentada permite que os usuários entrem em um mundo virtual, um espaço totalmente novo e que pode tornar uma experiência de compra ou entretenimento muito melhor e mais produtiva.

 

 

12 – Como surgiu a realidade aumentada?

 

Grande parte das pessoas acredita que a realidade aumentada é uma tecnologia nova e muito recente, mas se engana quem pensa assim. Diferentes pesquisas revelaram que a RA já vinha sendo pensada e planejada há décadas. Vale pontuar que esse termo foi atribuído a Thomas P. Caudell, um ex-pesquisador da Boeing.

 

13- Afinal, quando essa tecnologia começou a ser usada?

 

Acredita-se que os primeiros sistemas que usaram a tecnologia da realidade aumentada para trazer imersão aos usuários foram inventados ainda nos anos 90, logo no início da década. O Laboratório Armstrong, das Forças Aéreas dos Estados Unidos, desenvolveu uma luminária virtual em 1992. Nela, havia um sistema no qual a realidade aumentada era utilizada.

 

14 – Principais precursores da realidade aumentada

 

Antes da década de 90, outras tecnologias já estavam sendo estudadas e foi só com avanço delas que a realidade aumentada pode ser pensada e chegar aos diferentes setores do mercado. Quando se trata desses precursores, um dos mais importantes foi o HUD, Head-Up Display. Eles foram feitos em 1950, especialmente para os pilotos, e sua principal função era projetar as informações de voo na linha da visão, fazendo com que os profissionais não precisassem olhar para o painel de instrumentos.

 

15 – Pesquisadores especializados nessa tecnologia

 

Também é importante pontuar que dezenas de pesquisadores estudaram a fundo a realidade aumentada e graças as suas análises, essa tecnologia ganhou destaque. Entre esses estudiosos estão: Ivan Sutherland, Mark Billinghurst, Reinhold Behringer, Steve Mann, Louis Rosenberg, Mike Abernathy, Steven Feiner e muitos outros.

 

16 – Segmentos que usam essa tecnologia

 

A princípio, a realidade aumentada foi pensada exclusivamente para o segmento dos jogos e entretenimento, mas devido à sua versatilidade e ampla aplicação, outras áreas também começaram a usar essa tecnologia.

Hoje, é possível encontrar a realidade aumentada em consultórios médicos, imobiliárias e incorporadoras, construção civil, laboratórios farmacêuticos, escolas, publicidade e propaganda, arqueologia, arquitetura e decoração, comércio, desenho industrial, entre muitos outros setores.

 

17 – Perspectiva para o futuro

 

o Assim como qualquer tecnologia, a realidade aumentada ainda precisa evoluir, e muito. Especialistas apontam que nos próximos anos ela se tornará ainda mais presente em nossa rotina, sendo acessível aos desenvolvedores muito facilmente.

 

 

18 – Como funciona a realidade aumentada?

 

A tecnologia da realidade aumentada combina muito bem o virtual com o real e o resultado são imagens altamente interativas e ambientes de grande imersão aos usuários. Mas antes de escolher uma possível aplicação para essa tecnologia, é essencial entender seu funcionamento e como a RA é feita.

 

19 – Entenda mais sobre o funcionamento dessa tecnologia

 

A realidade aumentada pressupõe o uso de uma câmera, na qual uma imagem em tempo real é transmitida e combinada a uma animação.

Um aplicativo devidamente feito para isso projeta uma imagem previamente salva em 3D, transformando um espaço físico e real em um local com diferentes elementos virtuais. Para ficar mais fácil de entender, veja esse passo a passo explicativo:

1º: O primeiro passo é fazer com que a câmera capte um objeto real e transmita essa informação para um software;

2º: Depois de receber a imagem, o software gera o objeto virtual;

3º: O dispositivo, como um monitor, mostra a imagem virtual, fazendo sobreposição ao real e tornando os dois mundos um só.

Lembrando que essa é apenas uma breve explicação sobre o funcionamento da tecnologia. Na prática, a realidade aumentada é bem mais complexa!

 

20 – Aplicação dessa tecnologia em dispositivos móveis

 

Essa tecnologia já está sendo usada em diferentes dispositivos móveis, como smartphones e iPhones. Nesses aparelhos é possível, por exemplo, ter acesso a um GPS projetado em 3D, como o Route 66.

Além disso, a realidade aumentada já é aplicada à medicina e até em áreas educacionais. Muitos alunos estão aprendendo com o auxílio de aplicativos que utilizam essa tecnologia.

Já no setor do entretenimento, as grandes empresas estão desenvolvendo games que unem os dois universos, o real e o virtual, trazendo possibilidades de imersão aos jogadores.

 

21 – Código aberto aos programadores interessados nessa tecnologia

 

É importante pontuar que a realidade aumentada conta com uma biblioteca de código aberto, ou seja, os desenvolvedores podem criar as mais diferentes aplicações para essa tecnologia, já que ela pode ser gerada em todas as linguagens de programação.

Tudo isso acaba tornando a realidade aumentada ainda mais democrática, sendo acessível a quem tem interesse de implementar a tecnologia em seus serviços, sejam eles das mais diferentes áreas do mercado.

 

 

22 – O que você precisa saber sobre realidade aumentada

 

A realidade aumentada pode até parecer uma tecnologia difícil de entender, mas para simplificá-la, selecionamos as dúvidas mais frequentes sobre a RA e explicamos sobre seu uso, origem e possíveis aplicações:

 

23 – Afinal, o que é essa tecnologia?

 

A realidade aumentada busca integrar, de maneira inteligente e digital, o virtual com o real, criando ambientes totalmente imersivos e diferentes. Essa tecnologia busca trazer novas experiências aos usuários.

 

24 – Mas quando surgiu a realidade aumentada?

 

Acredita-se que a realidade aumentada nasceu há décadas. Já nos anos 90, estudiosos vinham implementando essa tecnologia e realizando experimentos que integrassem o ser humano ao mundo virtual.

 

25 – E por que a realidade aumentada vem sendo tão falada?

 

Nos últimos anos, a realidade aumentada ganhou um destaque muito grande, e isso não é por acaso. Essa tecnologia vem sendo cada vez mais falada, pois os smartphones também evoluíram bastante ao longo do tempo.

Hoje, é possível ter, muito facilmente, um celular com uma câmera de qualidade e um processador mais rápido, além da cobertura de internet ser cada vez maior e possibilitar o download prático de diferentes arquivos.

 

26 – Mas onde aplicar essa tecnologia?

 

A realidade aumentada é uma tecnologia muito versátil e pode ser aplicada em diferentes segmentos, como a medicina, setor imobiliário, jogos e entretenimento, educação, entre outros. Vale lembrar que as empresas que já criaram aplicativos com o uso dessa tecnologia acabaram se tornando cases de sucesso em suas áreas, atraindo mais clientes, inspirando e servindo de referência a outras marcas.

 

27 – E quais marcas já usaram a realidade aumentada de alguma forma?

 

Muitas marcas já fizeram uso dessa tecnologia. Entre as mais conhecidas estão a Pepsi, Marvel, Coca-Cola, American Airlines e muito mais. Mas, além dessas empresas maiores, com anos de experiência e mais tradicionais, outras menores e mais recentes também estão criando aplicativos baseados na realidade aumentada.

 

28 – Mas qual será o futuro dessa tecnologia?

 

Com o avanço crescente da tecnologia, a realidade aumentada tende a se tornar cada vez mais acessível e, consequentemente, estará mais presente no cotidiano, sendo um elemento muito comum dos mais diversos aplicativos usados no dia a dia.

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