Basicamente hiperlocalismo é trabalhar um conteúdo/produto/serviço de forma absurdamente local, focando suas características nos gostos da população daquela micro-região que se quer dominar.
É quase como nichar o produto não por tribo, mas por região.
Isso serve para conteúdo jornalístico, entretenimento, roupas, alimentação, etc. Basicamente, é uma excelente oportunidade para pequenos varejistas, que podem se beneficiar muito com o hiperlocalismo.
Inclusive alguns já o fazem com maestria.
Por exemplo, não é raro que você, ao visitar uma cidade diferente, receba uma dica de alguém sobre aquele local hiper diferenciado e que merece a visita.
Mas por que a maior parte do varejo brasileiro não pensa assim e continua brigando apenas em garantir o preço mais baixo?
Em tempos de internet, em que é possível atingir facilmente um número muito grande de pessoas por meio de conteúdo patrocinado, hiperlocalismo pode parecer um conceito ultrapassado.
Mas, pense comigo: se você tem um comércio de rua, por que você vai querer atingir um público gigantesco, que não consegue consumir o seu produto?
Alguns responderiam que desejam isso porque, afinal de contas, o iFood e Rappi podem entregar o produto em questão a qualquer um da cidade.
Outros porque acreditam que alguém vai se deslocar 10km (e, dependendo da cidade, levar mais de 2h…) para poder ir comprar no seu estabelecimento.
Claro que isso vai acontecer se você oferecer um serviço verdadeiramente diferenciado. Mas por que as empresas não pensam nisso?
Como falei, nos últimos anos, focou-se muito em preço e distribuição.
E nesses quesitos é impossível competir com as GIGANTES do segmento.
Eu acredito que existe um movimento claro em diversos segmentos, onde teremos algumas empresas globais, que vão atender o grande público com produtos comoditizados e que vão competir pelo preço/entrega.
Mas, ao mesmo tempo, teremos cada vez mais comércios pequenos que vão ter que aprender a se diferenciar e a se destacar no que fazem.
Um dentista, um chaveiro, um restaurante, uma costureira, uma loja de bolos e doces atuam muito localmente, precisam estar pelo menos no Google Maps. Quando você digita um serviço que você precisa no Google, muitas vezes o Maps aparece em primeiro lugar e, portanto, nestes casos, deve receber muito mais cliques.
Porém, o proprietário do negócio local está utilizando somente uma ferramenta. E todas as outras? Será que não existe uma forma barata e eficaz de promover o seu negócio nas redendozas? E o Instagram? e o Facebook?
Nesse aspecto, qual é a principal dor do pequeno varejista? Na minha visão é a comunicação.
E foi aí que a NOC viu uma oportunidade de poder ajudar os pequenos varejistas utilizando este conceito de hiperlocalismo com micro audiências.
O que eles fazem? Simples: Desenvolveram um aplicativo que reúne vários profissionais freelancers que antes eram apenas encontrados nas agências de publicidade e que seriam caros demais para um pequeno varejista contratar.
Com uma mensalidade de 169 reais eles ajudam a criar campanhas com criativos, redatores, fotógrafos e assim destacar o ponto forte do estabelecimento.
E por último, utilizando o conceito de hiperlocalismo te cobram 49,90 reais para promover essa peça. Isso é tudo que você vai gastar na promoção (sim, já está incluso o impulsionamento nesse valor)!
E como eles conseguem fazer isso?
Eles focam no hiperlocalismo da publicidade. Afinal, garantir que um pequeno comércio atinja quem está a poucos quilômetros de distância (poucos mesmo, sendo sugerido não passar de 4km) é fundamental na estratégia.
Os resultados que eles estão conseguindo são impressionantes. Em um dia de campanha, conseguem levar mais de 20 pessoas a alguns estabelecimentos.
Se você já teve um estabelecimento ou conhece algum pequeno varejista sabe que esse número não é nada insignificante, até porque a pessoa que foi até lá provavelmente vai consumir.
Tudo isso com apenas 49,90 reais. Ou seja: pouco menos de 3 reais por novo visitante!
Achou incrível esse conceito? Viu como isso não é defasado e tem um grande potencial de crescimento?
Então: o que você acha de ser sócio desta startup?
A NOC está captando via CapTable — a plataforma de investimento em startups da StartSe —, e estes são os últimos dias para você poder aproveitar e participar junto.
Vamos nessa?
Texto da inteligência artificial sobre o assunto:
“É uma tecnologia usada nos últimos anos pelo Google para melhorar a pesquisa quando os resultados da pesquisa são baixados em tempo real de fora da rede local do usuário.É uma maneira de tornar o mecanismo de pesquisa do Google mais eficiente, fornecendo links de pesquisa para outros sites, o que torna mais barato a entrega de um resultado de pesquisa na área local. Se você estiver familiarizado com o funcionamento da pesquisa em tempo real, isso não surpreende a maioria dos usuários. O Google também o utiliza para fornecer resultados de pesquisa em tempo real quando os visitantes acessam uma loja on-line, como a Expedia.com, e precisam retornar os mesmos resultados que antes de sua visita. Quando um comprador faz isso, torna-se um uso muito mais eficiente dos recursos. Como funciona? Veja como o HyperLocal funciona: Os resultados da pesquisa são enviados do servidor do Google para vários servidores espalhados pelo mundo. Cada servidor executa uma pesquisa na área local para a consulta especificada, não apenas para o termo, mas também para o termo relacionado. O algoritmo do servidor usa esse conteúdo”
Humano: Nada a ver IA