A realidade virtual vem conquistando cada vez mais espaço no mundo dos negócios e do entretenimento, abrindo um caminho sem volta, no qual a tecnologia é a chave para criar experiências interativas a partir de recursos gerados por computadores.
A realidade virtual dá origem a ambientes virtualmente simulados, que transmitem a sensação de realidade e incorporam estímulos sensoriais importantes, como a visão e a audição. Esse tipo de recurso tecnológico cria ambientes imersivos bastante próximos da realidade, ou seja, que transmitem uma sensação de que são reais.
É possível dizer que a realidade aumentada, tão utilizada em games e simuladores, também pode ser classificada como realidade virtual, pois trabalha com informações virtuais e com uma câmera, um fone e um dispositivo para formar cenários em três dimensões.
O que vem acontecendo na atualidade é que os recursos da realidade virtual estão ultrapassando os mercados do entretenimento, do cinema e dos games para se difundir também no universo dos negócios.
Um exemplo disso foi divulgado recentemente pela montadora Volkswagen, que implementará no Brasil um conceito inovador de concessionária de veículos com realidade virtual. A meta é que este novo projeto esteja em execução já no mês de dezembro de 2018.
Utilizando alta tecnologia, a Volkswagen pretende oferecer aos clientes brasileiros a chance de contarem com recursos digitais avançados em suas revendas. Uma dessas tecnologias é a realidade virtual, que será implementada com óculos de RV e um tablet.
Com estes recursos, os clientes poderão sentir como se estivessem dentro dos veículos, tendo acesso a todos os detalhes internos dos modelos. Será como se os clientes pudessem verdadeiramente entrar nos carros da montadora por meio da realidade virtual.
Realidade virtual: um novo mundo de possibilidades
A realidade virtual deve, cada vez mais, fazer parte da vida das pessoas e das empresas, abrindo novas possibilidades de negócios. A criação das concessionárias de veículos com essa tecnologia é apenas um exemplo de como este recurso irá revolucionar o mercado de consumo nos próximos anos.
A tecnologia da realidade virtual também já está presente de forma marcante em segmentos como a área médica, os treinamentos militares e no desenvolvimento de aplicativos. Trata-se de uma solução extraordinária, que mudará radicalmente a forma como a sociedade vive, consome, se diverte e se comunica.