Uma notícia divulgada na última semana mexeu com o ecossistema do Varejo: o Facebook anunciou sua nova ferramenta de Live Commerce.
Comprovando – novamente – que a estratégia de varejo chinesa tem se mostrado cada vez mais promissora no Ocidente.
Mark Zuckerberg está trazendo para o Facebook algo que a China e suas empresas já validaram há alguns anos (e vários bilhões de dólares em faturamento) atrás.
Mas, passado é passado. Vamos agora direto ao que interessa:
COMO ISSO INFLUENCIA DIRETAMENTE O SEU NEGÓCIO?
A comercialização de produtos ao vivo tem ganhado destaque ao longo dos últimos anos, aparecendo como tendência para o Brasil em 2021.
Os diferenciais são: apresentação da mercadoria, venda humanizada e forma de pagamento integrada à live.
Mas, o que tem de tão especial nessa modalidade de venda online?
Tudo começou em 2016, na China, quando surgiu o formato de live de vendas.
Segundo In Hsieh, CEO do Chinnovation, em 2019, “o método já correspondia a 10% do varejo online da China (faturou US$ 63 bilhões). Ou seja, se o live commerce chinês fosse um país, seria cinco vezes maior que o e-commerce brasileiro inteiro.”
O grande salto global aconteceu em 2020, quando o mercado utilizou a estratégia para superar a queda do varejo.
No mesmo ano, o live commerce gerou um faturamento mundial de 170 bilhões de dólares, de acordo com a projeção da iResearch.
A estratégia de venda tem trazido resultados exponenciais para quem a utiliza.
A plataforma Alibaba Taobao Live faturou cerca de US$ 740 milhões em produtos em apenas um dia durante o live commerce.
Não é à toa que o mercado chamou atenção de outros players ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Por aqui, as marcas já estão apostando forte no live commerce.
A B2W – dona das Submarino, Shoptime e Americanas.com – fechou parceria com uma empresa de social commerce para potencializar a modalidade em suas marcas.
O mais recente adepto do live commerce foi o Facebook.
O grupo irá lançar o Facebook Shops, uma nova ferramenta para que as empresas divulguem seus produtos online.
Isso é simplesmente ótimo para o seu negócio. Porque o Facebook é talvez a mais interessada em tornar essa ferramenta acessível e fácil de usar a qualquer empresa na plataforma.
Provando, mais uma vez, que a China está a um passo à frente do resto do mundo no quesito Varejo e nós ainda temos muito o que aprender com eles.
Se você não compreender esses métodos e grandes tendências que estão surgindo e dominando o mundo inteiro, ficará vários anos para trás nessa corrida cada vez mais acelerada.
Quando lançamos nosso programa executivo de Varejo, fomos buscar metodologias, ferramentas e experiências que estavam sendo criadas e executadas na China, não no ocidente.
E agora, meses depois, vemos o Ocidente correndo atrás do tempo perdido, querendo modelar as estratégias que já estão dando certo por lá.
Na formação E-commerce Revolution, você pode aprender agora, diretamente com quem criou e aperfeiçoou essas estratégias. Antes que qualquer empresa do ocidente começasse a fazer isso para não perder mercado.
Você pode aprender online ao vivo diretamente com experts com anos de experiência nesses modelos, aprendendo com seus erros e acertos.
Enquanto a maioria das empresas vê isso como “novidade”, você verá isso como uma vantagem competitiva e talvez primordial para o seu negócio.
Se você estava esperando essa onda “virar moda” no Ocidente, agora não tem mais desculpas. E talvez já esteja até meio atrasado em relação às suas concorrentes mais rápidas.
O que mais você está esperando para vender online do jeito certo?
Se você está determinado a aprender tudo sobre e-commerce e utilizar as estratégias chinesas na sua empresa e não ficar para trás em 2021, nós temos um convite a te fazer.
Queremos te oferecer uma das últimas 10 vagas da nossa Certificação Internacional em Varejo, o E-commerce Revolution.
Um programa ao vivo 100% online que inicia na próxima semana, dia 2 de junho. São 5 módulos online ao vivo para te ensinar o modelo chinês que empresas globais estão usando para ter resultados exponenciais.
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Fonte: StartSe