Todos nós sabemos que a China é uma potência política e econômica, e quando tratamos de esportes, isto não poderia ser diferente.

Eu sei que você pode pensar que em um país com aproximadamente 1 bilhão e 400 mil pessoas as probabilidades de se revelar um atleta de alto nível são altas. Mas acredite esta não é a principal razão.

Durante os últimos anos a cultura chinesa se tornou grande adepta de um estilo de vida mais saudável e fitness, e os principais responsáveis por tal mudança são tanto o governo, que assimila os ganhos na saúde, socioeconômicos, e principalmente patrióticos; quanto os consumidores, que buscam uma vida mais saudável.

Estas razões são suficientes para você se perguntar: quem está alimentando este mercado insaciável?No final do ano passado a principal agência de viagens da China, CTrip, anunciou um subsídio de ¥100 milhões (R$ 55.2 milhões) em atividades de esqui. Coincidência ou não, isto vai de encontro com o boom das buscas de viajantes por atividades de esqui devido ao anúncio de Pequim como sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

A tech com ascensão meteórica mundial, ByteDance, também anunciou em novembro de 2018 uma parceria com a NBA. Diferentemente dos acordos anteriores de outras techs com a principal liga de basquete do mundo, a empresa terá um conteúdo exclusivo e personalizado para cada um de seus usuários nas suas principais plataformas: Douyin, Toutiao e Xigua.

Já a principal novidade no mundo dos esportes da China, foi o anúncio da Alibaba ao que Jack Ma chamou de “MoneyBall”do e-commerce, A gigante chinesa quer disponibilizar dados de performance individual para as pessoas usando o seu “analytics”, assim como melhorar a forma como eventos de esporte são gerenciados, o que sem dúvidas influenciará nas compras de produtos e serviços.

A empresa que é dona de inúmeras marcas que oferecem desde nutrição e equipamentos de esporte, até viagens para eventos esportivos e tratamentos para atletas lesionados, sem dúvidas tem tudo para entender os gostos de seus clientes.

Por fim, eu te pergunto o que há de comum em todas estas iniciativas? Bem, a resposta é simples, o uso eficiente de dados para analisar os gostos e os costumes dos consumidores. Uma pesquisa da China Skinny no final do ano passado mostrou que esportes & fitness é o setor com mais buscas por personalização, e as empresas precisam perceber que o crescimento da prática esportiva, e a forma como os atletas e os fãs estão interagindo com a “China digital”, são fundamentais.

Fonte: Startse

 

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