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As empresas tradicionais não estão conseguindo implementar a IA de forma eficaz. Aqui estão cinco princípios para fazer a tecnologia realmente funcionar para você… 1/ Problemas de IA raramente são problemas de IA – são problemas de estratégia disfarçados de problemas de tecnologia. A maioria das organizações falha na implementação de IA não porque escolheu os modelos errados ou contratou os engenheiros errados, mas porque nunca definiu claramente qual problema de negócio está resolvendo. Elas veem os concorrentes “usando IA” e entram em pânico ao comprar soluções para problemas que não conseguem articular. As implementações bem-sucedidas de IA que observei começaram todas da mesma forma: com uma auditoria implacável dos principais desafios do negócio, que existiam muito antes de IA ser um termo da moda. Identifique primeiro os seus problemas de maior valor e, em seguida, aplique a IA como acelerador. 2/ O tamanho do orçamento está inversamente correlacionado com o sucesso da IA. As empresas que investem milhões em iniciativas de IA são sistematicamente superadas por equipes que operam com orçamentos apertados e mandatos claros. Por que? Porque restrições forçam clareza. Quando você tem um orçamento ilimitado, pode se dar ao luxo de ser vago sobre os resultados. Quando você tem US$ 100 mil e seis meses, cada decisão precisa servir diretamente a um resultado comercial mensurável. O dinheiro é um substituto para a estratégia: quanto mais você tem, menos precisa pensar com clareza sobre o que realmente está tentando realizar. Depois de ganhar tração (e sucesso comprovado), você pode dimensionar seus gastos e impacto. 3/ A regra 10x é a única que importa para a adoção da IA. Qualquer melhoria inferior a 10x em velocidade, custo ou qualidade é considerada ruído organizacional. A maioria dos projetos de IA gera melhorias de 20% a 30% que se perdem em erros de medição e sobrecarga de gerenciamento de mudanças. Mas melhorias de 10x criam um valor comercial inegável que justifica a interrupção da implementação de novos sistemas. Exigir um desafio de 10x exige que você comece com uma solução “do zero” e “habilitada por IA”. A matemática é simples: se a IA não melhorar significativamente algo , você estará apenas adicionando complexidade para obter ganhos incrementais. Ignore as melhorias incrementais e busque mudanças de ordem de grandeza. 4/ A inteligência competitiva é o caminho mais rápido para a vantagem da IA. Enquanto você debate se deve construir ou comprar, seus concorrentes mais inteligentes já estão lançando soluções baseadas em IA. A maneira mais rápida de fechar lacunas de capacidade não é a inovação, mas a imitação inteligente. Mapeie o que seus melhores concorrentes estão fazendo com IA, faça engenharia reversa na abordagem deles e implemente sua versão com melhorias. A era da IA recompensa mais os seguidores rápidos do que os pioneiros, porque o cenário tecnológico muda rápido demais para que os pioneiros tenham vantagens sustentáveis. 5/ Piratas sempre vencem comitês. A pior maneira de implementar IA é por meio de iniciativas corporativas com comitês de direção e estruturas de governança. Em vez disso, capacite suas equipes desde a base. Estudos recentes indicam algumas notícias alarmantes: 42% dos executivos dizem que o processo de adoção da IA generativa está destruindo suas empresas41% dos funcionários da geração Y e Z admitem que estão sabotando a estratégia de IA de sua empresaO que é necessário é permitir que pequenas equipes, “navios piratas”, se movam na velocidade de uma startup (em contextos empresariais). Equipes pequenas são otimizadas para experimentar e aprender, em vez de buscar consenso. Dê a elas um problema, um orçamento e cobertura aérea, e depois saia do caminho delas. Aqui está o principal insight da implementação: a IA amplifica as capacidades organizacionais existentes (e disfunções). Se sua organização for boa em executar estratégias, a IA a tornará muito melhor. Mas se sua organização tiver dificuldades com a execução, a IA fará com que você falhe mais rápido e de forma mais dispendiosa. O paradoxo da estratégia da IA Organizações com pensamento estratégico claro, funcionários capacitados e execução eficiente verão a IA multiplicar suas vantagens existentes. Empresas com estratégias confusas e processos burocráticos precisam desesperadamente de IA para se manterem competitivas, mas seu DNA organizacional torna a implementação bem-sucedida quase impossível. Sua vantagem em IA não vem de ter modelos melhores ou orçamentos maiores. Ela vem de ter problemas mais claros para resolver e ciclos de execução mais rápidos para resolvê-los. É claro que sua empresa usará IA. A questão é: você usará isso para multiplicar pontos fortes ou para mascarar fraquezas? |
Até a próxima, Peter Diamands |